Robô aproxima pacientas com covid das famílias

Em 2020 fomos surpreendidos por um inimigo muito voraz, veio a pandemia com esse Corona Vírus que por sinal tem um poder de transmissão altíssimo. Enfim todo mundo já está calejado de saber como esse vírus se comporta e dos seus estragos na população, então vamos falar de medidas positivas contra esse mal.

O mês era abril, a pandemia estava popular, os hospitais já contavam com uma ala para pacientes infectados e um terrível agravante: os familiares não podem ter contato com o contaminado devido seu alto poder de transmissão. A fim de minimizar esse infortúnio na prefeitura do pequeno gigante município de Piraí no interior do Rio de Janeiro, o secretário de Ciência e Tecnologia que já havia criado um departamento de robótica passa um grande desafio. Um robô que pudesse aproximar os familiares dos pacientes através de chamada de vídeo.
Aceitamos este desafio! Após bastante pesquisa, testes, protótipos criamos Haggelos (do grego Ageelos que significa mensageiro e o H de hospital).

O robô utiliza um Arduino uno R3, uma módulo bluetooth para conexão com celular, uma ponte H para controle de motores, os motores 12V com 84RPM e muito torque!
A estrutura foi feita de madeira com acabamento em plástico, em seu centro vai uma haste para segurar um tablet de 10", as rodas foram feitas em uma impressora 3D, e para dar um charme ainda entraram alguns leds e um buzer.

 

Abaixo segue link da matéria que foi exibida no canal bandeirantes.

https://bandrio.band.uol.com.br/jornaldorio/videos/16801388/robo-aproxima-pacientas-das-familias-em-pirai