Rede LoRa e o protocolo LoRaWAN

LoRa® é uma tecnologia de radio frequência que permite comunicação a longas distâncias com consumo mínimo de energia. Baseia-se em uma rede com topologia estrela, similar a uma rede de telefonia celular.

Os módulos enviam e recebem dados de Gateways específicos (similar as redes wifi, mas com alcance muito maior), que os encaminham via conexão IP para servidores locais ou remotos.

Suas principais aplicações são sistema de IoT (internet das coisas) como sensores e monitores remotos (pressão, luz, on-off, temperatura,, ...) , sobretudo aqueles operados a bateria, de mensagens curtas e em alguns casos em locais de difícil acesso.

Dependendo das condições de instalação (bloqueios por prédios, topologia de terrenos, etc) pode-se conseguir em áreas urbanas 3-4 Km de alcance, e em áreas rurais, até 12 Km (ou mais).

LoRa® é o que podemos chamar de camada física de comunicação (assim como os fios em um sistema cabeado).

LoRa® é baseada em uma técnica conhecida por "chirp spread spectrum modulation", utilizada a décadas sobretudo em sistemas militares e de radar, por possibilitar longo alcance e grande imunidade a ruídos, mas que sempre envolveu sistemas muito críticos quanto a estabilidade de frequência e altos custos.

Com o avanço tecnológico tornou-se viável usar estas mesmas técnicas usando cristais e outros componentes mais baratos, sendo que a tecnologia LoRa® é a primeira implementação de baixo custo desenvolvida para uso comercial.

LoRaWAN™

LoRaWAN™ é o nome dado ao protocolo que define a arquitetura do sistema bem como os parâmetros de comunicação usando a tecnologia LoRa®.

O protocolo LoRaWAN™ implementa os detalhes de funcionamento, segurança, qualidade do serviço, ajustes de potência visando maximizar a duração da bateria dos módulos, e os tipos de aplicações tanto do lado do módulo quanto do servidor.